2 de março de 2013

Andar de ônibus nunca mais será a mesma coisa!

Pegar o ônibus (para ser mais exato o Expresso) para muitas pessoas já é rotina, e apesar de ele não demorar muito para chegar, os poucos minutos que você fica o esperando são de matar. Como o governo do Estado do Paraná também já não dá aqueeeele incentivo à cultura, as autoridades, ou sei lá quem teve essa ideia genial, aliaram a fome com a vontade de comer. Vêm aí as tubotecas! Para quem não sabe, o sistema de transporte aqui de Curitiba é daquele ônibus gigantesco, que possui uma faixa só para ele, e que, se você vai para algum dos terminais, você entra no tubo, pega o busão, e vai até os terminais.


As tubotecas entram em funcionamento no dia 29 de março, dia do aniversário da cidade e funcionará assim: terão prateleiras nas estações-tubo e a população poderá pegar o livro que quiser para ler. Os cidadãos não precisarão ter algum cadastro e o livro poderá ser devolvido em qualquer tuboteca. Nas estações mais movimentadas terão pessoas que orientarão os indivíduos a qual livro pegar, dar dicas etc. Estou muito animada quando começar esse projeto, mas me surgiu a dúvida que assim: se não terá controle sobre os livros, qualquer um poderá roubá-los certo? Enfim, curti demais essa ideia do governo, o incentivo à leitura, simplesmente amei.

Informações retiradas do site Gazeta do Povo em 01/03/2012. (link)

8 comentários:

  1. Oi, Larissa!
    Adoraria que os pontos de ônibus aqui de Salvador fossem assim. Fica tão organizado e bonito essas estações-tubo. E aqui, seria difícil colocar estantes de livros sem fazer uma reforma boa nos pontos e construir estruturas novas.
    Muito legal a ideia, agora ninguém terá desculpa que não tempo nem dinheiro para ler livro, afinal de contas, de graça e dá pra ler enquanto espera o ônibus.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  2. Que ideia incrível! Pena que eu não pego esses e sim os Metropolitanos (SJP - Ctba)... mas tudo bem, a iniciativa já é fantástica! =)

    ResponderExcluir
  3. Que ideia legal eles tiveram, adorei! É um super incentivo.

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho super legal essa ideia! Aqui na minha cidade tem um projeto parecido, mas um pouco menor. Tem uma estante pequenininha nos terminais de ônibus e a gente pode pegar o livro que quiser e doar qual quisermos também. O problema é que também não tem um controle, quase nunca tem livros na estante, e quando tem é livro didático :/
    Conta pra gente se o projeto aí de Curitiba der certo!
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa, realmente a ideia é muito boa. Espero que adquiram aqui em Florianópolis também, porém o caso de não ser vigiado é um grande problema. Sempre terão pessoas sem ética que irão pegar algum livro e não devolvê-lo, o que, obviamente, é uma grande perca.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. o pior do que andar de ônibus é a Lari ficar sem postar aqui!


    Beijos, beijos e abraços. www.7hings.com.br, visita lá, te espero..!

    fanpage » twitter » músicas, filmes, livros, resenhas, sorteios e muito mais!

    ResponderExcluir
  7. FANTÁSTICO! Tomara que dê super certo e o pessoal não avacalhe, né? Não sei se daria certo aqui no Rio...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa!

    Que legal... Sim, tem esse negócio de que qualquer um pegar, e por um acaso não devolver mais. Porém, a ideia é genial, achei bem legal.

    Beijos!

    ResponderExcluir