27 de janeiro de 2013

Resenha de "Tudo Depende de Como você Vê as Coisas" de Norton Juster

Atenção! Essa resenha pode conter spoilers.

Era uma vez um menino chamado Milo que não sabia o que fazer de sua vida - e não apenas de quando em quando, mas dia após dia.
Se estava na sala de aula, só pensava em dar o fora; longe dela, queria voltar. A caminho da escola, imaginava como seria bom ir para casa; voltando para casa, desejava estar indo para a escola. Onde quer que estivesse, vinha-lhe a vontade de estar em algum outro lugar, mas, lá chegando, achava que o esforço não tinha valido a pena. Nada o interessava de verdade, muito menos as coisas que deveriam interessá-lo.

Milo foi sempre um menino muito entediado, que nunca tinha nada para fazer e gastava seu tempo fazendo nada, até que um dia, ao voltar de sua escola, é surpreendido por uma caixa que dentro, tinha um pedágio. A partir desse pedágio, Milo, viaja para um mundo onde é encarregado de salvar a Doce Rima e a Razão Pura, para que todos os reinos possam voltar a ser como eram antes de as duas serem presas num castelo no meio de todos os demônios da ignorância. Para isso, Milo conta com a ajuda de Toque, um cachorro que não deixa ninguém desperdiçar seu tempo e Mausquito, um mosquito que na primeira vista é chato mas acaba se tornando alguém muito especial.

Apesar de ser um livro para crianças, eu creio que ele deveria ser recomendado para qualquer idade. As situações que o personagem e as lições aprendidas no meio do caminho fazem uma relação conosco e com nossa vida, nos levando a olhar as coisas com um olhar diferente e nos fazendo apreciar as pequenas coisas, aquelas que parecem irrelevantes no dia a dia. Por ter bastante imagens, uma fonte grande e a margem larga, o livro não se torna cansativo nem para um jovem, nem para uma criança, sendo totalmente possível terminar o livro em 4 dias no máxima (claro que depende da idade da criança, frequência e velocidade de leitura, etc).

No final, o livro nos deixa com uma saudade daquela historinha, do jeitinho gostoso com que Norton Juster escreveu, da ajuda mútua, da amizade, enfim, de tudo. Eu certamente não deixarei esse livro parado na minha estante, pois acho que todos deveriam lê-lo. A leitura vale muito a pena e é totalmente recomendado para qualquer idade.

11 comentários:

  1. Oi Larissa! Você sempre traz livros diferentes, este é mais um que fiquei com vontade de ler.
    Bom domingo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Ok, não li a resenha, admito, mas tenho um ótimo motivo pra isso: EU VOU LER ESSE LIVRO. MENINA, 'CE TEM NOÇÃO QUE EU PEDI INDICAÇÃO DE UM LIVRO LEGAL PRA LER, E A MOÇA QUE TRABALHA COMIGO FALOU LÊ ESSE AÍ Ó, AÍ PEGUEI ESSE LIVRO NA MÃO E SÓ NÃO LEVEI PORQUE NO DIA NÃO DAVA PRA PEGAR EMPRESTADO PORQUE É SÓ DE SEGUNDA-FEIRA E JÁ ERA TERÇA, AÍ PENSEI "OK, PEGO SEMANA QUE VEM", OU SEJA, AMANHÃ! Puta coincidência =O

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro, que lindinho. Faz eu me lembrar do ensino médio, rs. Sei lá, é loucura.
    Boa tarde!

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não conhecia o livro, me deu vontade de ler, vou procurar saber mais.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - Insta

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa :)
    Que livro diferente! Eu adoro livros infantis, afinal, são bons para passar o tempo. Sua resenha me deixou com uma ponta de curiosidade em relação ao livro... :D

    Beijo, Caroline
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ei La!
    Livro pra crianças nem curto. Sou mais adultos e infanto-juvenis.
    Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  7. Oi? Haha eu amei esse livro, começando pela capa que é linda além de engraçada. Quando peguei na biblioteca ninguém queria ler, fiz um propaganda, e todo mundo leu o livro (pelo menos para quem indiquei). É um abordagem infantil mas fazer o que se também sou?

    Beijos&Abraços, 7hings.com.br passa!... (desculpa ter desaparecido)

    ResponderExcluir
  8. Ola Larissa,
    Ainda não conhecia o livro e nem o blog. Adorei ambos!
    Fiquei com bastante vontade de ler. Seguindo ;D

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Lari!!!
    Que livro mais fofo, hehehe
    Gostei da capa e parece ser uma leitura leve e muito boa!
    Parabéns pela resenha e por nos apresentar livros diferentes!!!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  10. É bom se distrair com um livro infantil de vez em quando! Adorei sua resenha, e como um blog literário, é sempre bom o incentivo da leitura, essa é uma boa dica aqueles que estão começando a ler agora né, pois com as figuras não fica cansativo!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Larissa, adorei conhecer esse livro. Que lindo parece ser!"
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir