2 de novembro de 2012

Comprando livros em sebos

Adquirir livros em sebo pode ser uma boa ideia para quem está com o dinheiro curto.



Todos nós sabemos que não há um estímulo a leitura do governo ou até dos próprios pais ou até então , muitas pessoas até gostam de ler, mas acham que o preço dos livros é muito caro. Se você não tem condição de comprar um livro novo na livraria, vá até algum sebo. Ás vezes, você pode até achar um livro que esteja praticamente novo, ou seja, em bom estado, que parece que acabou de sair da livraria.

Procure os sebos que têm na sua cidade:
Pela minha cidade ser uma capital, sebo é o que não falta lá no Centro. Antes de ir à alguma loja, pesquise na internet os sebos que têm na sua cidade, em que bairro ou rua que possui um "aglomerado" deles, até mesmo para você poder fazer uma pesquisa e ver onde os livros estão mais baratos, e veja opiniões de quem já comprou naquele lugar, se os livros são de qualidade, etc.

Chegando no sebo:
Ao ir num sebo, você não deve ir um busca de um livro exato que você queira, porque você não vai achar, ainda mais se ele for muito recente. Dê uma olhada nas prateleiras, ver que título te interessa, e principalmente, veja se ele está em bom estado. Como eu falei no item anterior, é muito importante você saber o preço que estão nos outros sebos, ou até mesmo na livraria, porque ás vezes, o livro seminovo está mais caro que o novo.

Tá na hora de pagar:
A minha dica é: leve livros antigos que estejam na sua casa e que você não quer mais. Meu pai tem um montão de livros velhos que ele nem sabe que existe, então um dia eu levei alguns lá, comprei 4 livros e ainda ganhei mais 15 reais. Lembrando que o vendedor irá selecionar os livros que ele quer, então trocar ou vender livros não te dá a garantia que você irá voltar sem nenhum livro antigo que era seu para casa.  Caso não queira de desvencilhar de seus livros, só tem como pagar em dinheiro mesmo, o que eu não acho uma boa ideia, porque você vai achando livros que são baratos, mas não hora de pagar acabam ficando caros. Caso o livro não esteja em muito boa condição, mas mesmo assim você quer levá-lo, pechinche. Isso ajuda bastante.

Mas eu só quero vender meus livros antigos!:
Não é uma má ideia. Caso você esteja necessitando MESMO  dinheiro, faça isso, porém, eu acredito que o vendedor, ao saber que você você vai lá só para vender livros, eles acabam ficando meio desvalorizado. Eu acho que isso é bem bacana porque, como você não lê as obras antigas que você tem em casa, você faz com que outras pessoas tenham a oportunidade de lê-lo.

Minha experiência:
Como eu só fui no sebo uma vez na vida, eu não tenho muito o que contar. Por eu ter ido com a minha prima que já sabia como tudo funcionava, foi bem mais fácil. Ela também me ajudou a escolher alguns livros bem bacanas. Ficamos a tarde inteira no Centro, rodando com uma mala cheia de livros pesados nas costas, compramos alguns e vendemos outros. Hoje eu dia, não se acham só livros antigos da época da sua avó no sebo. Tem alguns bem recentes lá, tanto que eu comprei A Fúria, da série diários do Vampiro, por 15 ou 20 reais. O livro está novinho em folha. Comprei também Marley & Eu, Tudo Depende de Como Você Vê as Coisas e A Fantástica Fábrica de Chocolate, que eu li e simplesmente amei. Detalhe que eu nunca tinha visto esse livro para vender na livraria.

Fonte da imagem

16 comentários:

  1. Antes eu também era a favor de fazer compras em sebos, mas agora só os faço raramente. A verdade é que os livros na internet são MUITO mais baratos, mais baratos até do que nos sebos! Vejo pelas minhas amigas que dizem ter pagado 20, 30 reais em um livro no sebo, sendo que eu paguei 9,90 pela internet, sabe? Então eu acho que para quem pode comprar pela internet...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Eu já peguei algumas promoções incríveis no Submarino. Isso é meio ruim, porque muitas livrarias pequenas ou sebos podem fechar porque muitas pessoas compram pela internet. Mas, eu acredito também que alguns livros eles sejam mais baratos em sebo por serem usados, e outra que não é sempre que se encontra uma promoção né?!

      Excluir
  2. eu nunca comprei em sebo por que não tem nenhum aqui perto mas acho uma boa ideia para quem quer economizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho. Pertinho da minha casa não tem nenhum, só lá no Centro mesmo. Isso é bem ruim porque quando eu fui vender alguns livros eu fiquei andado com peso nas costas haha, mas tá tudo bem c:

      Excluir
  3. Moro em uma cidade muito pequena, não sei se existe algum sebo por aqui, vou dar uma pesquisada na internet, pois tenho vontade de conhecer um sebo e até mesmo quem sabe levar algum livro interessante por um preço bom. Adorei o post ;D

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que deve ser bem difícil achar algum sebo em uma cidade pequena. Dá uma pesquisada mesmo, só que ás vezes é meio cansativo ir em um e não achar nada que você se interesse. c:

      Beijos

      Excluir
  4. Já comprei livros em sebos, pena que na minha cidade só tem um ou dois sebos.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha tem um montão, mas eles ficam no centro, dai como eu nunca vou pra lá, eu acabo não comprando muito :c

      Excluir
  5. Já fiz bons achados em sebos. Vendi uma vez pra um, mas acho que a troca teria valido mais a pena. Gosto bastante de um que tem no meu bairro. Não é tão grande, mas a variedade de livros é até razoável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, a troca é bem melhor. Tem muitos livros antigos que são muito bons não é mesmo? Eu gostaria de frequentar mais os sebos.

      Excluir
  6. Eu sempre troco livros em sebo. Quando nao termino um livro, porque na gosto, logo troco no sebo por outros legais

    Juliana xx
    http://mustachesandcats.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca troquei um livro meu no sebo, só os do meu pai! hahaha. Ele nem usa mesmo...

      Excluir
  7. eu faço muita troca de livros pelo skoob, mas nunca comprei em sebo. =/
    adorei o blog viu?


    bjs
    www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca fiz troca pelo skoob por não ter o que trocar hahaha. Sério, eu amo meus livros, mesmo que eles tenham sido péssimos.

      Excluir
  8. Uso mesmo o sebo para fazer trocas. Livros que não gostei, ou que são antigos. È so levar lá e trocar (:'

    http://pyrorevolutionbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo. Eu fiz isso com os do meu pai hahah. Tava entrochado no armário, que é MEU aliás, então eu fui lá e troquei haha.

      Excluir