18 de agosto de 2012

Resenha de "Luminoso" de Alyson Noël

Atenção! Essa resenha contém spoilers.


"Voltei a minha atenção ao bando de gaivotas que voava em círculos e mergulhava, enchia o bico de peixes desavisados e depois levantava voo novamente. Com uma vaga noção dos minutos que se passaram sem que ele voltasse, chamei Buttercup, e em seguida imitei com perfeição o assobio especial de meu pai, a que ele sempre atendia. Meus pés afundavam na areia sem deixar vestígios de pegadas enquanto eu abria caminho por uma neblina tão densa, tão viscosa, que me fez lembrar a vez que voei através de uma nuvem de chuva só por diversão, só para descobrir que era tudo, menos divertido. E estava prestes a me aventurar na água gelada, por saber como ele gostava de nadar, quando ouvi um grunhido profundo e inconfundível que imediatamente me deixou preocupada.

Esse livro não foi tão ruim quanto eu imaginei que seria, mas certamente, deixou a desejar porque eu esperava uma coisa bem diferente no jeito em que os fatos ocorrem.Ao ler a sinopse, eu pensei que o livro era uma coisa e, quando eu fui lendo, era outra totalmente diferente, e mesmo que a autora tenha surpreendido, não foi uma surpresa muito agradável. Mas, mesmo que o livro não tenha sido lá aquela coisa, eu quero muito ler o restante da série.

Nessa continuação de Radiante, Riley, Bodhi e Buttercup estão em férias, mas, quando Riley vê um Cão Infernal, muda completamente o rumo delas. Teimosa como sempre, não sossegava enquanto não achasse novamente esse cão para que cruzasse a ponte, e, devido à sua teimosia, acaba colocando todos numa grande encrenca. Nesse busca pelo cão, Riley conhece Rebecca, uma garota que não perdoa o fato de que escravos mataram ela e seu pai em uma fazenda de 1700 e bolinha, e, por isso, os deixa aprisionados em suas piores lembranças.

Não posso dizer que não gostei do livro porque ele foi legal até. A narrativa da Alyson Noël é gostosinha então é isso que faz com que você consiga terminar de lê-lo. A história é meio estranha, confusa, mas também é bem inesperada e cheia de surpresas, e isso foi o legal da obra, porque se a história não fosse assim, eu acredito que eu não a terminaria, apesar de o livro ser bem fininho. Os primeiros capítulos são meio enrolados, mas são curtos, então acho que isso é um detalhe irrelevante. Eu sinto que a Alyson Noel está começando a incluir algumas coisas toscas na história, mas o ensinamento que ela quis passar no livro foi muito bonito, tanto que eu jamais esperava que os fatos iam ocorrer da maneira que ocorreram.

Muitas pessoas não irão gostar da Rebecca, mas na realidade, essa foi a personagem que eu mais gostei, porque dá pra ver a mudança dela durante a história, embora isso fique muito mais evidente no final. É impressionante o quanto essa personagem amadurece, enfrenta seu passado e segue em frente, e isso, para mim, foi a melhor coisa do livro. O príncipe é uma cara bem gente fina também, mas ele é meio interesseiro, porque se não fosse do interesse dele libertar a família dele do mundo da Rebecca, ele jamais teria ajudado a Riley. Não só a Rebecca muda, mas a Riley também, mesmo que ela mude bem pouquinho. Dá a entender que ela começa a aceitar o fato de ela ter morrido antes dos 13 anos e também passa ser um pouco menos teimosa, mas bem pouco. Essa evolução dos personagens foi realmente uma coisa bem legal, mas eu acho que a Alyson ainda tem que melhorar em alguns detalhes do livro dela.

3 comentários:

  1. Peguei birra da Noel porque não gostei de Para Sempre, então nem me animo pra ler a série da Riley, ainda que ela tenha sido praticamente a única personagem que gostei do Para Sempre.

    ResponderExcluir
  2. amei a resenha, como a Mareska eu não goste de Para Sempre o que me faz não querer ler mais nenhum livro da autora, vou tentar ler quem saiba eu não mude de opinião né?
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá larissa Homonima da minha irmã larissa tb kkk .. eu achei seu blog fantastico uma delicia de ler e muito agradavel ao olhos .. se vc tiver tempo passa no meu tb ??!!

    http://meuspoemasnossosproblemas.blogspot.com.br/

    thanks!!

    ResponderExcluir