10 de junho de 2012

Coluna Autor #1: Ivan Lessa

"As vastas amendoeiras do Passeio Público fornecem aprazível refúgio àqueles que, por alguns minutos, desejam escapar ao alvoroço do Centro, deixando-se ficar sentados, simplesmente a matutar ou ler o jornal. Quando eu discretamente deixei a serrinha e o facão, embrulhados no Jornal dos Sports, ao meu lado no banco, uma boa meia-dúzia de gatos pingados, dentre as dezenas daquele logradouro, veio logo xeretar."

Inaugurando a nossa Coluna Autor, temos o escritor e jornalista Ivan Lessa, que morreu nesse dia 08 de junho de 2012 aos 77 anos em sua casa em Londres, com causa desconhecida. Com a sua morte, vi a oportunidade de inaugurar essa coluna aqui no blog, fazendo assim uma "homenagem" a ele.

Em 09 de maio de 1935, nasce o escritor Ivan Lessa, filho de Orígenes Lessa e Elsie Lessa. Em 1969, Lessa fundou o jornal "O Pasquim", onde escrevia diversas colunas. Em parceria com o cartunista Jaguar, criou também, o símbolo da publicação. Trabalhou e colaborou com a Tv Globo, as revistas "Senhor", "Veja" e "Playboy" e os jornais "Folha de S. Paulo", "Estado de S.Paulo", "Jornal do Brasil" e "Gazeta Mercantil". Já em Londres, onde morava desde janeiro de 1978, Ivan publicou 3 livros, sendo eles: "Garotos da Fuzarca" (contos, de 1986), "Ivan vê o mundo" (crônicas, de 1999) e "O luar e a rainha" (2005). Também escrevia crônicas três vezes por semana para a BBC Brasil.

Garotos da fuzarca ivan vê o mundo O Luar e a Rainha

Nenhum comentário:

Postar um comentário